Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

há pêssegos na lua

há pêssegos na lua

21
Dez15

Mudei, mas não mudei! Quais as diferenças?

huff-psot.jpg

"Eita, estás sempre a mudar" - é verdade. Eu nunca estou contente com o que tenho, procuro sempre algo melhor e que me corresponda às expectativas. E não se preocupem que não precisam de fazer nada, o endereço continua na mesma 

 

Como já referi em posts anteriores, eu já ando nesta coisa da blogosfera à alguns anos (com vários nomes e em algumas plataformas). Hoje em dia, os que mais vemos cá em PT são: Blogger, Wordpress e SAPOblogs... Eu, já usei os três e hoje falo das diferenças que notei quando migrei para a sapoblogs. 

 

Os templates:

Vou ser muito sincera, eu sou daquelas pessoas que de X em X tempo faz sempre um refresh ao design do blogue, dar-lhe outra carinha...Vá. 

O problema é que a blogger tem uns templates super arcaícos! E, ou o blogger consegue encontrar o que pretende com ajuda do Google (quando consegue encontrar o que procura) e chega ao seu resultado final ou então procura quem o faça (normalmente procura em grupos se alguém arranjar templates ou designs gratuitos bonitos para colocar no seu blogspot e como é que se coloca ou então paga a alguém para lhe fazer um design de raiz).

A sapo pelo que vi, tem andado em constante actualização em termos de design, para além de serem gratuitos podemos ainda personalizá-los à nossa maneira (incluindo o html).

Algumas pessoas dizem: "ah, mas eu na blogger tenho muitos templates" - pois tens, sem sombra de dúvida que a oferta de templates para a plataforma Blogger é maior. Mas também tens de pensar que essa plataforma é internacional e só assim um pequeno exemplo: tens resmas de designers e aspirantes a designers a criar templates "gratuitos" para terem portfolio ou ganharem uns trocos. A verdade, é que se quisermos editar o nosso template na integra, ambas requerem conhecimentos de html.

 

Menu:

Na Blogger, depois de escolher algo para desenrascar só enquanto fazemos o setup, lá descobrimentos que podemos mudar as coisas quando vamos ao "Modelo". Se eu quiser retirar das postagens a hora, o dia ou até o nome,  tenho que ir a uns quantos sítios para conseguir chegar lá e usar (e muito) a tentativa/erro. - Menus intuitivos é coisa que não existe nesta casa.

Na Sapo a coisa funciona de maneira diferente, está tudo escarrapachado à vossa frente, é só ler!

 

Widgets:

Aqui sim, notei alguma diferença. 
Eu para colocar comentários via FB na blogger tinha que ir a <head> inserir o primeiro script e depois procurar o <post-footer line X> e colar o segundo código. O problema estava que grande parte das vezes o código ou não aparecia porque não estava na linha do código <post-footer line X> correcto, ou então era um conflito qualquer. Por vezes, era uma dor de cabeça, mas podíamos colocar a quantidade de widgets indeterminada à nossa escolha.

E aqui a sapo difere: para colocar os comentários via facebook, basta colar o código todo na widget só que, pelo que li, tenho um limite de 20 widgets (salvo erro). 

 

Associar Domínio:

Super fácil na sapo. Basta ir às definições do nosso domínio-  adicionar o ip e se seguida é ir às definições na sapo e colocar o link do nosso domínio. Na blogger é fácil para quem está ambientado com a coisa.

 

Comentários:

É fácil comentar nas duas plataformas. Mesmo para quem não tenha conta associada (e não precisa) basta guardar os dados no momento do comentário e está feito!

Era fixe a Sapo ter já implementado os comentários via google plus, mas também não deve faltar muito.


Outros factores a favor da Sapo:
(fora todos os outros já mencionados)

Página de Ajuda com vários tópicos de "como fazer", tipo tranquilo.

Adicionar CSS sem problemas;

E o grande factor de peso - todo o lado humano que tenho vindo a constatar ao longo dos tempos: desde a página de ajuda, desde da entre-ajuda entre sapos e claro, as várias maneiras de divulgação de novos blogs/posts/+comentados.

 

Uma pequena nota:

Não é possível seguir pelo GFC, mas pelo que li na página da Google developers - o GFC vai deixar de existir e passa a ser Google + Followers (e este, podemos ter aqui na Sapo)

Li, vi e já me disseram por várias vezes que na blogger têm maior visibilidade, mas também não se esqueçam que na blogger somos somente nós a fazer publicidade... Portanto todos os resultados partem do nosso empenho e aqui, acontece a mesma coisa.

Isto são as minhas primeiras impressões, decidi não aprofundar porque nem todos têm o mesmo à vontade relativamente a este assunto. Se isto vai correr bem? Não sei. O que sei é que contínuo a ler tudo... E contínuo a comentar todos os blogues que gosto, sejam eles blogger, wordpress ou sapo.

6 comentários

Comentar post

Welcome.


➳ portuguesa, celíaca

Queres falar comigo? hapessegosnalua@gmail.com


yôkoso!

Seguir

Follow

Google+ Followers

Instagram

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D